Marjane Mabrouk e Aimery Duriez-Mise contam-nos tudo sobre o evento deste ano.
Alenia vai lançar a primeira edição da Alenia Production Tour a 13 de Outubro 2022 em Paris. Porquê este evento, quais serão os temas, quem são os oradores... Marjane Mabrouk e Aimery Duriez-Mise, dois dos três co-fundadores, explicam tudo nesta entrevista.
Marjane, Aimery, bom dia! Porque é que criaram este evento?
Aimery Duriez-Mise - Olá! Criamo-lo por três razões. Primeiro, somos a empresa de referência para a IT Production (Suporte em TI, RUN, etc.), o que nos dá a legitimidade necessária.
Em segundo lugar, porque hoje em dia não há nenhum evento semelhante em França e na Europa que conheçamos (e mesmo mais além, ainda não encontrámos nenhum). Existem obviamente eventos em torno de Devops, infra-estruturas e mesmo ferramentas do tipo ITSM. Mas não existe um fórum de discussão, intercâmbio, construção ou partilha centrado na IT Production. Por isso, pareceu óbvio e já era hora de o organizar.
Marjane Mabrouk - E a terceira razão é destacar os especialistas nestas profissões que frequentemente permanecem na sombra...
ADM - Estas profissões não são particularmente boas em networking, por isso não se conhecem muito bem, se é que se conhecem de todo. Hoje em dia, não existe uma verdadeira rede entre os gestores neste campo de especialização. Portanto, esta é também uma oportunidade para iniciar esta rede, mesmo que já a tenhamos iniciado de outras formas na Alenia. A Alenia Production Tour será uma oportunidade para os jogadores neste campo se encontrarem, discutirem e divertirem-se.
Que temas serão abordados?
MM - Os temas das conferências cobrem as principais questões do momento para a IT Production. Agrupamo-los em três temas principais.
O primeiro é a evolução tecnológica e o seu impacto na gestão da IT Production. Podemos mencionar a nuvem, os dados, tanto do ponto de vista funcional e técnico, mas também do ponto de vista organizacional ou processual.
O segundo é como trazer mais valor aos negócios dos nossos clientes através da informação que a produção nos dá.
E o terceiro tema, que surge frequentemente, é como articular o modelo operacional de IT Production no contexto da transformação e da agilidade à escala.
Em detalhe, isto significa:
Como escolheu os speakers ?
ADM - Estamos muito orgulhosos por termos conseguido reunir algumas pessoas incríveis dos maiores atores franceses nos setores bancário, seguros e energia. Eles vêm de França, mas também de Londres e Madrid, especialmente para o evento.
Escolhemo-los porque são atores-chave no mercado, pessoas emblemáticas da sua profissão ou do seu sector.
MM - Eles são a equipa de oradores dos sonhos. Estamos muito, muito satisfeitos com a qualidade dos oradores e que eles tenham concordado em falar na Alenia Production Tour!
ADM - Reunimos os especialistas certos. Tentamos encontrar pessoas com convicções sobre este assunto que o vivem na sua vida quotidiana, não teóricos. Há especialistas, decisores, inclusive a nível estratégico. Há pessoas que têm as mãos na massa ou que têm equipas. Temos também alguns peritos em tecnologia pura, que são parceiros como o Google e editoras.
As conferências são co-organizadas com especialistas da Alenia para trazer a nossa visão, o nosso toque, e para desafiar o(s) orador(es).
A quem se destina este evento?
ADM - Alenia Production Tour é para todos neste campo. Pessoas da área que vivem diariamente na IT Production. Especialistas que estão no campo há anos e que deixaram a sua marca. Gestores, gestores de empresas, gestores estratégicos. E depois alguns parceiros escolhidos a dedo.
MM - E também os departamentos de TI, é claro. A IT Production é realmente a ponta do iceberg num departamento de TI. Quando não funciona, todos o vêem. O nosso objectivo é reunir decisores, peritos e operadores. Por conseguinte, dirige-se aos CIOs, à gestão operacional no terreno e ao pessoal operacional: gestores de problemas, suporte às aplicações, engenheiros de desenvolvimento SRE, engenheiros de infra-estruturas, etc.
Como se realizará este evento?
MM - Planejamos uma mistura equilibrada de feedback do terreno, debates para comparar diferentes abordagens a determinados problemas e tempo livre para discussão.
ADM - E claro que também estaremos construindo uma rede!
Existe alguma taxa para o evento?
ADM - Não, para a primeira vez quisemos reunir o maior número de pessoas possível e a Alenia está a cobrir todos os custos.
MM - Não é pago, mas é por convite porque o número de lugares é limitado. Portanto, se ainda não o fez, vá em frente e inscreva-se!
Este evento chama-se Application Production Tour 2022: isto significa que haverá várias edições e que haverá uma tourné?
MM - Esta é a primeira edição e queremos que haja muitas mais depois!
ADM - É importante para nós que haja uma dimensão internacional. Isto já é verdade com os nossos convidados, no futuro irá traduzir-se em edições em Londres, Madrid e quem sabe onde mais!
Uma palavra para concluir?
MM - Estamos muito entusiasmados com a ideia de vos fazer viver e experimentar este evento convosco!
ADM - Estamos neste negócio há 20 anos, 20 anos temos vindo a dizer a nós próprios que este tipo de evento deve existir. E como não sabíamos que era impossível, fizemo-lo ;)
MM - O já muito positivo feedback dos oradores, convidados, colaboradores, deixa-nos muito felizes! Estamos muito ansiosos por isso e por vos ver lá!